quinta-feira, 15 de setembro de 2011

como surgiu o trafico no mundo no futebol


COMO SURGIU A COPA DO DO MUNDO DE FUTEBOL


A Copa do Mundo ou Campeonato Mundial de Futebol, é a maior competição de um único esporte em todo o planeta. Consegue se igualar em importância, às Olimpíadas.

Mas para sabermos como surgiu este evento esportivo, vamos voltar um pouquinho no tempo.

Tudo começou através de amistosos entre as comunidades britânicas. O primeiro amistoso de que se tem notícia, foi entre as seleções da Escócia e da Inglaterra, no ano de 1872. Naquela época, o futebol era pouquíssimo praticado fora das terras da Grã-Bretanha. Com o período de intercâmbio estudantil, a ida de operários ingleses para trabalhar em outras regiões do globo e os estrangeiros fazendo o nível superior na Inglaterra, o esporte acabou sendo difundido em outros países.

Pela sua popularidade, houve a necessidade de se criar uma federação que regesse o futebol e congregasse os países interessados e desenvolver ainda mais esta nova prática esportiva. Em maio de 1904, nasce a FIFA (Fédéracion Internacionale de Football Association, em francês), que reunia sete países europeus, a saber: a França, a Bélgica, a Dinamarca, a Holanda, a Espanha, a Suécia e a Suíça. Atualmente, a entidade possui 213 filiados, mais até do que a ONU. Seu primeiro presidente foi o francês Robert Guérin, eleito dois dias após a fundação da entidade, em 23 de maio de 1904.

Anos mais tarde, a FA, a federação que reune os países do Reino Unido, associou-se à entidade. Mas isso foi um processo bastante demorado. A FA, não aceitava ter sua autonomia atravessada por uma entidade que tinha entre seus membros, países que não inventaram o esporte. Tanto que seus afiliados, inclusive a Inglaterra, país que inventou o futebol, não participaram das primeiras edições da Copa por pura vaidade.

A FIFA então, se filia ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e passa a organizar o Torneio Olímpico de Futebol. Nos Jogos de 1924, acontece, como demonstração, a primeira edição do Torneio, com a conquista dos uruguaios.

O Torneio Olímpico ganhou status e público e nas Olimpíadas de 1928, a competição já valia medalhas. Novamente os uruguaios levam a melhor.

O crescimento do futebol e as várias solicitações de filiação, fizeram com que a FIFA criasse um campeonato separado dos Jogos Olímpicos. Ainda em 1928, em reunião na sede de Zurique, Suíça, a entidade máxima do esporte, decide criar a Copa do Mundo. E a primeira edição, aconteceu no Uruguai por advento das comemorações do centenário da independência do país e das conquistas no campeonato olímpico.

Apenas 13 países estiveram presentes na primeira Copa. Entre elas estava o que mais tarde, viria a ser o maior campeão da competição e único país presente em todas as edições: o Brasil.

Nosso país levou uma equipe ainda modesta, mas cheia de grandes craques em solo patropi. Arakém Patusca, Friedeheinch, Preguinho, foram alguns dos craques brasucas que mostraram seu talento em campos uruguaios. Infelizmente, o Brasil acabou sendo eliminado ainda na primeira fase após a uma estreia com derrota para a Iugoslávia, por 2 a 1. O primeiro brasileiro a fazer gols em Copas foi Preguinho, que era filho do escritor Coelho Neto, autor de Fogo Fátuo.

O Uruguai e a Argentina, grandes rivais na América do Sul, fizeram a primeira decisão. Confirmando a boa fase olímpica, os donos da casa levaram a melhor sobre os vizinhos vencendo-os por 4 a 2.

Algumas curiosidades sobre a Copa de 30:

* O primeiro penalti perdido em Copas foi de autoria do chileno Carlos Vidal na partida contra a França. Mesmo com a penalidade perdida, os chilenos venceram por 1 a 0.

* Já o brasileiro Veloso, foi o primeiro goleiro a defender penaltis. Isto aconteceu na partida contra a Iugoslávia, em que o Brasil perdeu por 2 a 1.

* Com os problemas econômicos registrados em todo o mundo e as dificuldades de transporte, a segunda edição da Copa só aconteceria oito anos mais tarde. O anúncio da edição dois da competição foi dado pelo então presidente da FIFA, o francês Jules Rimet. Porém, contrariando o que disse, a segunda edição aconteceu quatro anos mais tarde, na Itália, onde os donos da festa levaram a Taça Jules Rimet. O recorde de permanência de titulo mundial no futebol foi obtido pela Itália que ficou de 1938 a 1950, em virtude da paralisação por conta da Segunda Guerra.

* O primeiro gol da Copa e consequentemente do Estádio Centenário de Montevidéu, foi marcado pelo uruguaio Castro, conhecido por "El Manco", porque não tinha a mão direita. Ele também foi autor do gol do título na final contra os argentinos.

* Um fato curioso aconteceu na véspera da partida entre Argentina e México. O centroavante argentino Ferreyra, não pode ser escalado pois tinha prova de faculdade no dia da partida. Em seu lugar entrou Stábile, que marcou 3 gols no triunfo de 6 a 3 sobre os mexicanos. Stábile terminou como artilheiro da competição com 8 tentos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia.